PARQUE NACIONAL DA SERRA DA BODOQUENA

O significado de “Bodoquena”, em tupi-guarani é “nascente em cima da serra”, nome dado à esta exuberante Serra que se ergue como uma barreira natural ao Pantanal sul-mato-grossense.

A Serra da Bodoquena é o berçário de inúmeras nascentes de vários dos cursos d’água, que alimentam alguns dos mais conhecidos pontos turísticos do estado do Mato Grosso do Sul, nos municípios de Bonito, Bodoquena, Jardim e Porto Murtinho, onde mais de 200 mil pessoas visitam a região todos os anos para aproveitar suas águas cristalinas, grutas e matas nativas preservadas.

Neste cenário de rara beleza foi criado, em novembro do ano 2000, uma unidade de conservação federal: o “Parque Nacional da Serra da Bodoquena” (PNSBd), com o propósito de preservar estas nascentes e o único fragmento que resta de Mata Atlântica no estado.

O ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) cuida com muita dedicação dos 76.481 hectares que formam o “Parque Nacional da Serra da Bodoquena” (PNSBd), refúgio de preservação de expressiva riqueza biológica.

O “Parque Nacional da Serra da Bodoquena” (PNSBd) é dividido em duas porções. A Porção Sul tenho rio Perdido como principal drenagem e este corre na direção sul até a bacia do Rio APA. Já na porção norte do parque temos como principal rio o Salobra que corre em direção norte deságua no rio Miranda, e todos vertem para a planície pantaneira e deságuam no rio Paraguai.

Com toda essa riqueza natural protegida, podemos vislumbrar em seu interior ambiente repleto de biodiversidade. Seu relevo acidentado sobre rochas carbonáticas apresenta cenários com colinas, dolinas, sumidouros, ressurgências, cânions, cavernas e abismos, esculpidos ao longo de milhões de anos. Tudo isso em meio a vegetação arbórea densa, onde convivem mais de 170 espécies diferentes de árvores, como imensos jequitibás, ipês, perobas e cedros, em um riquíssimo sub-bosque, permeado por samambaias, bromélias e orquídeas. Vivem aí araras, gaviões, raposas, lobinhos, jaguatiricas, pacas, tamanduás, antas, macacos, quatis, lontras, capivaras, cutias, queixadas e catetos, entre tantas outras espécies, inclusive ameaçadas de extinção, como onças-pardas, onças-pintadas e lobos-guará. Além de outras inúmeras espécies de mamíferos, pássaros, anfíbios, répteis e insetos.

A preservação sustentável de toda a biodiversidade do “Parque Nacional da Serra da Bodoquena” (PNSBd) é o maior legado ambiental que será deixado para as gerações futuras, e ainda garante a qualidade das atividades turísticas da região, pois sem as florestas, as águas das chuvas chegariam aos rios com mais rapidez, aumentando as possibilidades de enxurradas e enchentes. Nos períodos de seca, suas vazões diminuiriam radicalmente e a qualidade da água comprometeria a viabilidade da maioria dos atrativos da região, pois as matas ciliares dos rios funcionam como um filtro. Portanto, a preservação da qualidade desses rios para que possamos aproveitá-los economicamente depende diretamente da manutenção da floresta protegida pelo “Parque Nacional da Serra da Bodoquena” (PNSBd).

O “Parque Nacional da Serra da Bodoquena” (PNSBd) representa enorme potencial de incremento de turismo na região, com possibilidade de habilitação de trilhas para se visitar em uma infinidade de rios, cachoeiras, grutas e outros atrativos.

O ICMBio, que administra a unidade de conservação, já inaugurou: “Trilha Sumidouro e Ressurgência do Rio Perdido”, na porção sul do parque no município de Bonito; “Trilha Rancho Branco”, “Trilha do Poção do Lago Azul” e “Trilha do Cânion do Rio Salobra”, na porção norte do parque, no município de Bodoquena.

Trilha Cânion do Rio Salobra

A Trilha Cânion do Rio Salobra se localiza no Fragmento Norte do “Parque Nacional da Serra da Bodoquena” (PNSBd) e tem cenários únicos, cânions gigantescos que impressionam pela beleza de seus paredões e as límpidas águas azul turquesa do rio Salobra. não há lugar igual em toda a Serra da Bodoquena. A paisagem do atrativo é magnífica, com vegetação de floresta de mata ciliar muito bem preservada, áreas para banho, pequenas cachoeiras e uma geologia única.

A trilha possui uma extensão de 7km (ida e volta), e tem grau de dificuldade moderado,

A Trilha Cânion do Rio Salobra tem início no receptivo do Eco Serrana Park e todo o trajeto é feito em trilhas rústicas em meio à natureza selvagem. A trilha começa conhecendo o projeto de reflorestamento do Eco Serrana Park, parceiro do ICMBio.

Depois de 200 m de caminhada chegamos a “Cachoeira do Encontro” que tem este nome porque está no encontro dos rios Limoeiro e o Rio Salobra onde fazemos nossa primeira travessia, aí começa o Aqua-tracking.

Uma trilha rústica com muita aventura, pulando troncos saltando rochas, escalando barrancos, sendo que ora a trilha passa pelas margens do rio e ora literalmente caminha-se por dentro do leito do rio, ao todo são 14 travessias somente na ida, trilha em meio a mata ciliar do Rio Salobra um local extremamente preservado onde conheceremos a Cachoeira das pedras, Muralha de Jericó, Poço da Parede que Chora, Poço do Jacaré e a Cachoeira da Gruta do Jericó. Esta trilha é um excelente local para observação de vida selvagem, paraíso dos observadores de pássaros (Birdwatching). Uma grande oportunidade para todos aqueles que gostam de aventura, ambientes rústicos e selvagens, paisagens diferentes.

O Atrativo da Trilha Cânion do rio Salobra fica a 32 km da cidade de Bodoquena, e a 92 km da cidade de Bonito, e o acesso ao “Parque Nacional da Serra da Bodoquena” (PNSBd) é feito pela rodovia MS-178, entrada para a Colônia Canaã, sendo 24km de estrada de terra.

O ICMBio responsável pelo ingresso no “Parque Nacional da Serra da Bodoquena” (PNSBd), exige a condução obrigatória por Condutor Credenciado. A trilha tem grau de dificuldade de moderado e depende de condições climáticas adequadas para a realização. Recomendado para crianças acima de 7 anos. Recomendado o uso de calçado fechado (tênis, sapatilha, papete).

Venha se encantar com estes passeios pra lá de Bonito! O ECO SERRANA PARK onde começa a Trilha Cânion do Rio Salobra está localizado no coração da Serra da Bodoquena em um local de incrível diversidade natural, encravado na mais exuberante região vizinho ao “Parque Nacional da Serra da Bodoquena” (PNSBd), proporcionando ao turista a possibilidade de conhecer vários cenários para contemplação da beleza serrana. Espírito de aventura em ambiente de pura contemplação com várias cachoeiras e paradas de banho em lugares incríveis. Surpreenda-se neste maravilhoso Cânion, único na Serra da Bodoquena.

Trilha Sumidouro-Ressurgência do Rio Perdido

A “Trilha do Sumidouro-Ressurgência do Rio Perdido” se localiza no Fragmento Sul do “Parque Nacional da Serra da Bodoquena” (PNSBd) no município de Bonito, que já no início da trilha apresenta sua primeira e principal atração a “Cachoeira do Sumidouro”, onde o rio que depois de passar por uma cachoeira, cai em uma pequena dolina, segue seu curso natural através de uma caverna e “some” dentro da terra. A partir deste ponto o rio torna-se o “Perdido”.

Para reencontrar o “Rio Perdido” percorre-se uma trilha de 1.200 metros até a outra boca da caverna no local chamado “Ressurgência”. A partir daí o Rio Perdido volta a correr em um canal superficial, e a trilha continua às margens o Rio perdido, com vários decks com ótimas áreas de banho, como por exemplo o Deque do Aquário, Deque do Gonçalo Alves, Deck do Poção, Deck do Sossego e Deck da Ilha, todo o trajeto em trilhas rústicas em meio à natureza selvagem. Esta trilha é um excelente local para observação de vida selvagem, paraíso dos observadores de pássaros (Birdwatching).

Em toda a trilha há estruturas de apoio à visitação como escadarias, ponte pênsil, deques, passarelas, corrimãos entre outras. Uma grande oportunidade para todos aqueles que gostam de aventura, ambientes rústicos e selvagens, paisagens diferentes, em um trecho que se estende por 7 km (ida e volta).

A “Trilha Sumidouro-Ressurgência do Rio Perdido está a 60km do centro de Bonito e a 130km do centro de Bodoquena, e o acesso ao “Parque Nacional da Serra da Bodoquena” (PNSBd) é pela rodovia Bonito/Baía das Garças.

O ICMBio responsável pelo ingresso no “Parque Nacional da Serra da Bodoquena” (PNSBd), exige a condução obrigatória por Condutor Credenciado. A trilha tem grau de dificuldade de moderado e depende de condições climáticas adequadas para a realização. Recomendado para crianças acima de 7 anos. Recomendado o uso de calçado fechado (tênis, sapatilha, papete).

Venha conhecer esse paraíso na Serra da Bodoquena. Entre um banho e outro nestas cachoeiras de águas cristalinas, podemos avistar aves exóticas, animais silvestres e vivenciar cenas paradisíacas que mais parecem tiradas de um filme! Aventure-se ao mergulhar nas águas cristalinas do “Parque Nacional da Serra da Bodoquena” (PNSBd) na Trilha Rancho Branco, um passeio simplesmente SENSACIONAL! Conheça as belezas do rio Salobrinha e o do rio Santa Maria, ambos nascem dentro do Parque Nacional da Serra da Bodoquena” (PNSBd). confira com seus próprios olhos e aproveite para registrar tudo com belas fotografias!

Trilha Rancho Branco

A Trilha Rancho Branco se localiza no Fragmento Norte do “Parque Nacional da Serra da Bodoquena” (PNSBd), no município de Bodoquena, uma trilha de rara beleza em meio a mata preservada tendo a oportunidade de conhecer os rios Salobrinha e Santa Maria.

A trilha Rancho Branco é uma trilha de grau de dificuldade moderado, e tem como principal característica a rusticidade e a imersão em áreas muito bem preservadas de Floresta de Mata Atlântica.

Este atrativo do “Parque Nacional da Serra da Bodoquena” (PNSBd) tem características sazonal, ou seja, durante o período das chuvas (geralmente entre outubro e maio) é possível aproveitar as belas cachoeiras e diversas áreas de banho do rio Santa Maria.

No período de estiagem (junho a setembro) a trilha apresenta outras belezas, ainda mantendo algumas áreas de banho, porém neste período as cachoeiras desaparecem. Uma grande oportunidade para todos aqueles que gostam de aventura, ambientes rústicos e selvagens, paisagens diferentes, em um trecho que se estende por 5 km (ida e volta). Esta trilha é um excelente local para observação de vida selvagem, paraíso dos observadores de pássaros (Birdwatching).

A Trilha Rancho Branco se localiza a aproximadamente 24 km da cidade de Bodoquena e 82 km de Bonito/MS, e o acesso ao “Parque Nacional da Serra da Bodoquena” (PNSBd) é feito pela rodovia MS-178, entrada para a Colônia Canaã, sendo 12km de estrada de terra.

O ICMBio responsável pelo ingresso no “Parque Nacional da Serra da Bodoquena” (PNSBd), exige a condução obrigatória por Condutor Credenciado. A trilha tem grau de dificuldade de moderado e depende de condições climáticas adequadas para a realização. Recomendado para crianças acima de 7 anos. Recomendado o uso de calçado fechado (tênis, sapatilha, papete).

Venha conhecer esse paraíso na Serra da Bodoquena. Entre um banho e outro nestas cachoeiras de águas cristalinas, podemos avistar aves exóticas, animais silvestres e vivenciar cenas paradisíacas que mais parecem tiradas de um filme! Aventure-se ao mergulhar nas águas cristalinas do “Parque Nacional da Serra da Bodoquena” (PNSBd) na Trilha Rancho Branco, um passeio simplesmente SENSACIONAL! Conheça as belezas do rio Salobrinha e o do rio Santa Maria, ambos nascem dentro do Parque Nacional da Serra da Bodoquena” (PNSBd). Confira com seus próprios olhos e aproveite para registrar tudo com belas fotografias!